Juros do cheque especial recuam após nove altas; veja taxas

A taxa de juros média do cheque especial apresentou em outubro a primeira queda após nove meses de alta, passando de 9,57% ao mês em setembro para 9,55%, de acordo com a pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta segunda-feira.

Dos sete bancos analisados, três (Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal) reduziram a taxa nesse período.

Já no empréstimo pessoal, o levantamento apontou a segunda redução consecutiva na média, de 5,86% ao mês para 5,85%, com dois bancos (Banco do Brasil e Bradesco) diminuindo os juros.

O cenário continua desfavorável para os empréstimos financeiros, pois as taxas de juros continuam altas, alerta o Procon-SP. O órgão orienta o consumidor a manter a cautela, procurando analisar todas as opções de financiamento antes de efetuar a dívida.

A pesquisa foi realizada no dia 18 de outubro e englobou as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com esse período. Para o cheque especial, foi considerado um intervalo de 30 dias.

O levantamento, vale lembrar, foi feito antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto percentual, para 11,50% ao ano.

Taxa de juros ao mês em outubro

Cheque Especial
Banco do Brasil – 8,45%
Bradesco – 8,93%
Caixa Econômica Federal – 8,20%
HSBC – 9,95%
Itaú – 9,03%
Safra – 12,30%
Santander – 9,99%

Empréstimo Pessoal
Banco do Brasil – 5,35%
Bradesco – 6,33%
Caixa Econômica Federal – 5,45%
HSBC – 5,99%
Itaú – 6,45%
Safra – 5,40%
Santander – 5,99%

Fonte: Folha

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…