6 em cada 10 consumidores participam das Festas Juninas, revela Boa Vista SCPC

O consumidor brasileiro se prepara para as compras típicas dessa época do ano. Sondagem inédita realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em todas as regiões do país, revela que 59% dos consumidores participam dos festejos juninos. Desses consumidores, 71% gostam das comidas típicas, 13% das danças, 6% das fogueiras, 4% das brincadeiras e apenas 3% por devoção religiosa, e outros itens 3%.

As cinco comidas típicas preferidas pelos entrevistados são: canjica (20%); quentão (12%); pamonha (12%); milho verde (11%) e vinho quente (9%).

A pesquisa também mostrou que 40% dos entrevistados comemoram as Festas Juninas no mesmo bairro em que moram, 44% em outros bairros, 11% em outras cidades e 5% em outros estados brasileiros.

Segundo a sondagem da Boa Vista SCPC, 62% dos consumidores afirmam que comprarão comidas e bebidas neste ano para a ocasião, 18% roupas, fantasias e acessórios, 5% decorações, 5% fogos de artifício, 5% especiarias e temperos, e 5% pretendem comemorar viajando.

O gasto médio apontado pelos consumidores para as compras das Festas Juninas será de R$ 209,10. Na faixa de gasto até R$ 100 (52%); de R$ 101 a 200 (24%); de R$ 201 a 400 (13%); de R$ 401 a 600 (5%); de R$ 601 a 800 (3%); de R$ 801 a 1.000 (2%); acima de R$ 1.000 (1%).

A pesquisa revelou também que 36% vão comprar itens de Festas Juninas em lojas de rua/bairro, 35% em supermercados, 10% em shoppings, 12% em grandes redes varejistas, 7% em outros locais. E 78% vão comprar à vista, e 22% parcelado (67% até 3 parcelas e 33% em 4 ou mais parcelas).

A sondagem completa Hábitos de Consumo – Festas Juninas 2015 está disponível por sexo, regiões brasileiras e classes sociais em: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2015/05/habitos-de-consumo-festas-juninas-2015.pdf

Nota metodológica

Os dados da sondagem de opinião do consumidor sobre as Festas Juninas de 2015 foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 11 a 22 de maio de 2015, com 1.739 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…