73% dos brasileiros temem pela economia e o desemprego é o maior “fantasma”

A maioria dos consumidores (73%) avalia que a economia brasileira em 2016 está em pior situação do que no ano passado. Para 17% está igual e para 10% está melhor.

O desemprego é o que mais preocupa esses consumidores (57%), seguido da inflação (23%), da diminuição da renda (11%) e da redução das linhas de crédito (9%).

Na região Norte, a preocupação com o desemprego é ainda maior: 71% dos consumidores possuem esse temor. E nas classes D/E são 67% dos entrevistados que se preocupam com o desemprego.

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No entanto, quanto à sua própria situação financeira, os consumidores estão otimistas: 88% consideram que suas finanças pessoais em 2016 estarão melhor ou no mesmo nível do ano anterior. Para 12% as finanças estarão piores este ano.

As constatações são da Pesquisa Hábitos de Consumo – Dia Mundial do Consumidor 2016 realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em todo o Brasil, de 2 a 23 de fevereiro.

O desânimo com a atual situação da economia é maior no Sudeste, onde a fatia de pessimistas foi de 78%, em comparação a 74% no Centro-Oeste e também no Sul, 73% no Nordeste e 50% no Norte.

Na divisão por classe de renda, o levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que a classe A/B é a mais pessimista com a economia brasileira, com fatia de 83%. Logo em seguida vêm as classes C e D/E, ambas com 74%.

As mulheres estão mais pessimistas com a situação do Brasil – 80% delas consideram que houve piora na economia este ano, contra 70% dos homens.

A visão dos consumidores é favorável em relação a suas contas pessoais. A pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que 48% deles consideram que as contas estão equilibradas, embora uma fatia expressiva (42%) gastem mais do que recebem. O estudo mostrou também que 46% consideram-se “equilibrados” em relação a seus hábitos de consumo. Os consumidores que se consideram “muito econômicos” são os mais preocupados quanto a suas finanças pessoais: 56% deles consideram que suas contas estão em igual ou em pior situação do que estavam no ano passado. Já 90% dos “muito consumistas” avaliam que houve melhora em suas finanças.

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Além disso, a Boa Vista SCPC verificou na pesquisa que o consumidor econômico é também o mais pessimista em relação à situação da economia brasileira. Uma fatia de 89% desse perfil de pesquisado espera um ano negativo para a economia, porcentagem que cai para 70% entre os “muito consumistas”.

Confira a Pesquisa Hábitos de Consumo – Dia Mundial do Consumidor 2016 na íntegra no endereço: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2016/03/resultados-pesquisa-dia-mundial-consumidor-2016-2.pdf

Nota metodológica

Os dados da pesquisa “Hábitos de Consumo – Dia Mundial do Consumidor 2016” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 02 a 23 de fevereiro de 2016, com 504 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 4%, para mais ou para menos.

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