Pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC revela que 23% dos consumidores não receberão 13º salário neste ano. A elevação, consequência do aumento do desemprego, é significativa: em 2013, 11% disseram que não receberiam o salário adicional e no ano passado a porcentagem foi de 16%.

Além disso, disparou a fatia dos brasileiros que vai usar o 13º para pagar dívidas. O levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que 59% dos consumidores vão usar esses recursos para saldar débitos, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 45% da pesquisa de 2014.

Os dados do levantamento mostram também que 14% dos consumidores conseguirão poupar o 13º salário, porcentagem que vem crescendo nos últimos anos, o que pode ser um sinal de maior atenção dos brasileiros com seus orçamentos domésticos.

Outro dado que mostra a maior consciência do consumidor foi a disposição revelada por 15% dos entrevistados de guardar dinheiro para quitar suas dívidas de começo de ano, como IPVA, IPTU, matrícula da escola e material escolar.

Os gráficos da pesquisa podem ser acessados aqui.

Metodologia

A Pesquisa Hábitos de Consumo e Compras - Fim de Ano e Natal 2015 – Uso do 13º Salário foi realizada, pela Boa Vista SCPC, entre os dias 20 e 30 de outubro, para mapear os hábitos de consumo e compras do brasileiro para essa época do ano, com uma amostra de 960 consumidores.