Boa Vista SCPC: cresce a fatia de brasileiros que não recebe 13º salário

Pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC revela que 23% dos consumidores não receberão 13º salário neste ano. A elevação, consequência do aumento do desemprego, é significativa: em 2013, 11% disseram que não receberiam o salário adicional e no ano passado a porcentagem foi de 16%.

Além disso, disparou a fatia dos brasileiros que vai usar o 13º para pagar dívidas. O levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que 59% dos consumidores vão usar esses recursos para saldar débitos, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 45% da pesquisa de 2014.

Os dados do levantamento mostram também que 14% dos consumidores conseguirão poupar o 13º salário, porcentagem que vem crescendo nos últimos anos, o que pode ser um sinal de maior atenção dos brasileiros com seus orçamentos domésticos.

Outro dado que mostra a maior consciência do consumidor foi a disposição revelada por 15% dos entrevistados de guardar dinheiro para quitar suas dívidas de começo de ano, como IPVA, IPTU, matrícula da escola e material escolar.

Os gráficos da pesquisa podem ser acessados aqui.

Metodologia

A Pesquisa Hábitos de Consumo e Compras – Fim de Ano e Natal 2015 – Uso do 13º Salário foi realizada, pela Boa Vista SCPC, entre os dias 20 e 30 de outubro, para mapear os hábitos de consumo e compras do brasileiro para essa época do ano, com uma amostra de 960 consumidores.  

Comentários

comentários

Posts relacionados

CAGED: Setembro registra sexto saldo positivo consecutivo

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, em setembro o saldo de vagas no mercado de trabalho (diferença entre novas contratações e demissões) foi positivo em 34,4 mil postos. Deste modo, a leitura atual contrasta quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram encerradas 39,3…

Movimento do Comércio sobe 1,5% em setembro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente ao…

IBC-BR recua 0,38% em agosto e 1,0% no acumulado 12 meses

18 de outubro 2017 – Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) recuou 0,38% na comparação mensal contra o mês de julho (dados dessazonalizados). Considerando a variação acumulada em 12 meses, o ritmo de queda segue diminuindo: a leitura de agosto apresentou um recuo de 1,0% (após registrar queda de 1,4%…