Os consumidores estão cautelosos em relação aos gastos relacionados à Páscoa: pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em todas as regiões do País mostrou que 68% dos entrevistados pretendem gastar menos este ano em comparação à Páscoa do ano passado.

O levantamento sobre hábitos de consumo na Páscoa mostrou que apenas 3% planejam gastar mais nas comemorações da data na comparação com as despesas de 2014, e 29% disseram que vão manter o mesmo padrão de gastos.

Segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 59% dos pesquisados consideram que a Páscoa gera despesas extras no supermercado pela compra de produtos relacionados à data (chocolate, bacalhau e outros peixes, colomba, bebidas etc.). Já para 29% do total, a data significa maior consumo de chocolate.

Nessa linha, a grande maioria dos consumidores (77%) costuma comprar chocolate para comemorar a data, e deste total 61% comprarão ovos de Páscoa, enquanto 39% devem optar por bombons e barras, entre outros produtos que contêm chocolate. A fatia de consumidores que comprarão ovos de Páscoa é maior entre as mulheres (63%) do que entre os homens (59%).

No grupo de consumidores que vai comprar chocolate, 58% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 200, de acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, enquanto 34% planejam gastar até R$ 50 e 8% devem despender mais de R$ 200.

A pesquisa revelou também que 88% vão comprar chocolate à vista, e desse grupo 50% pagarão em dinheiro. A opção de pagar com dinheiro em espécie é mais frequente entre as mulheres (59%) do que entre os homens (43%).

Entre os que não compram chocolate na Páscoa (23% do total de entrevistados), 33% compram outros tipos de alimentos, 9% fazem compras de itens não especificados, 5% optam por viagens, 2% por itens de lazer e apenas 1% prefere brinquedos.

Nota metodológica

Os dados da pesquisa de opinião do consumidor para a Páscoa de 2015 foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 06 a 23 de fevereiro de 2015, com 1.477 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 2,5%, para mais ou para menos.