Consumidor reduz em 48% gasto para o Dia dos Pais, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O consumidor pretende gastar menos com o presente do Dia dos Pais neste ano: o gasto médio para a data deverá ser de R$ 112,40, valor 48% inferior ao do ano passado.  Os dados são de pesquisa de âmbito nacional realizada com 1.018 consumidores, pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A sondagem também mostrou que 57% pretendem gastar a mesma quantia ou menos do que em 2014.

A preocupação com as dívidas levou a maioria dos consumidores (74%) a optar pelo pagamento à vista: desses, 48% com dinheiro, 28% via cartão de débito, 16% no cartão de crédito (parcela única) e 8% em boleto/carnê à vista. Dos 26% que pretendem parcelar o valor do presente, 82% utilizarão o cartão de crédito como forma de pagamento, um crescimento de 15 pontos percentuais em comparação ao ano passado, 17% boleto/carnê (parcelado) e 1% no cartão de débito programado.

Outra constatação é que 66% dos consumidores irão comprar itens de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios, perfumes, joias e relógios, 16% optarão por almoço de família, viagem e outros itens de lazer, 12% presentearão com celulares, eletrônicos ou produtos de informática, e 6% com vinhos ou outras bebidas.

Para 35% dos consumidores, a decisão de escolha será baseada na utilidade que o presente poderá ter, seguida pelo desejo de quem receberá o presente (18%), preço (16%) e marca do produto/qualidade (11%), e promoções, descontos (11%) ou outros motivos (9%).

Na divisão por renda, a menor pretensão de comprar presentes para a data acontece nas classes A/B, em que apenas 52% planejam presentear os pais, em comparação a 79% na classe C e 75% nas D/E.

Quanto às regiões do país, a pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que 61% dos consumidores do Sul e 59% dos que moram no Sudeste gastarão igual ou menos do que no ano passado. No Centro-Oeste a porcentagem dos que pretendem gastar menos na data foi de 52%, no Norte 54% e no Nordeste 45%.

Não só os pais serão presenteados na data, embora sejam os destinatários de 61% das intenções de compra. O levantamento mostrou que 15% pretendem dar presentes ao marido, 9% para o sogro, 4% ao irmão e 11% para tios, amigos ou outras pessoas.

Nota metodológica

Os dados da sondagem de opinião do consumidor para o Dia dos Pais de 2015 foram obtidos por meio de consulta eletrônica realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 15 de junho a 06 de julho de 2015, com 1.018 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br.

A pesquisa na íntegra, com os gráficos comparativos por ano, região do país e classe social está disponível clicando aqui.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…