Dia dos Namorados anima o consumidor, constata Boa Vista SCPC

Apesar das dificuldades econômicas, o consumidor está disposto a gastar no Dia dos Namorados. Nada menos que 92% dos brasileiros vão comprar presentes para comemorar a data, 26 pontos percentuais acima do registrado em 2014, de acordo com pesquisa nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realizada com mais de 2 mil consumidores em todas as regiões do país.

Dos entrevistados, 33% vão gastar menos de R$ 100 com o presente do Dia dos Namorados, 24% de R$ 101 a 200, 15% de R$ 201 a 400, 7% de R$ 401 a 600, 7% de R$ 601 a 800, 5% de R$ 801 a 1000, e 9% acima de R$ 1000.

A pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou um “descasamento” entre o que se pretende presentear e o “sonho de consumo” dos presenteados. Enquanto a maioria (28%) planeja comprar itens de vestuário e acessórios e 20% optarão por smartphones e celulares, os presenteados têm pretensões mais românticas: 43% gostariam de ganhar no Dia dos Namorados uma viagem com seu par e 21% preferiam ser convidados para um jantar a dois.

Os consumidores utilizarão principalmente dinheiro (48%) para pagar o presente dos Namorados e o cartão de débito é a segunda opção, com 35%. Entre os que parcelarão suas compras, 71% vão pagar com cartão de crédito e 17% com carnê.

Entre os que não vão comprar presentes para comemorar a data, 59% alegam que não têm condições financeiras ou estão endividados. O levantamento da Boa Vista SCPC revelou também que 19% dos respondentes afirmam estar desempregados e por isso não farão gastos extras para comemorar a data.

A sondagem completa Hábitos de Consumo – Dia dos Namorados 2015 está disponível por regiões brasileiras e classes sociais em: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2015/06/habitos-de-consumo-dia-dos-namorados-2015.pdf

Nota metodológica

Os dados da sondagem de opinião do consumidor sobre os Hábitos de Consumo para o Dia dos Namorados de 2015 foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 11 a 22 de maio de 2015, com 2.065 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas.

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