A maioria dos consumidores (86%) planeja comprar presentes para o Dia das Mães, e 75% pretendem gastar mais ou o mesmo valor com o presente neste ano. A constatação é de uma pesquisa eletrônica do Dia das Mães, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), entre os dias 8 e 24 de abril. Quanto aos presentes, cresceu este ano a tendência de comprar objetos de uso pessoal, como vestuário, calçados e cosméticos: 73% pretendem presentear com esses itens, em comparação a 58% em 2013.

Entretenimento é outro item que aparece em alta, em 2014, nas intenções de presente para o Dia das Mães. Opções como almoço/jantar fora, viagens e passeios, aparecem principalmente entre os consumidores da classe A (57%) e B (40%). No geral, representa 26% este ano, contra 17% no ano passado.

Além disso, o Dia das Mães está deixando de ser exclusivamente das mães. Segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 28% dos entrevistados vão comprar presentes também para sogras, enquanto 17% presentearão avós e 15%, esposas. Perguntadas se comprariam presente para si mesmas, 69% das mulheres participantes da pesquisa responderam afirmativamente: sim, pretendem se auto presentear nesta data.

Para 33% dos consumidores, a decisão de compra baseia-se no desejo de quem irá receber o presente, percepção maior entre os consumidores da classe B (42%).  No geral, independentemente da classe social, outros 33% levará em conta a utilidade do presente. Já a questão preço aparece em 3º lugar com 14% das menções. Entre os homens, prevalece o desejo de quem será presentado e entre as mulheres a utilidade do presente, ambos com 35% das menções.

Para o diretor de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, têm sido muito recorrentes as sinalizações do consumidor no sentido de estar cada vez mais no controle de seus gastos. “Este levantamento nesta data, tão representativa para o comércio, reforça a sinalização que já tivemos em outros levantamentos recentes: o consumidor demonstra que está disposto a consumir, mas sem perder o controle dos seus gastos, o que é muito positivo”, afirma o executivo.

Quanto pretendem gastar

Mais da metade dos consumidores (57%) informou que vai gastar até R$ 200,00 com todos os presentes que pretendem comprar neste Dia das Mães, e o percentual é maior na classe E (77%), seguido por classe D (62%). Um terço (27%) gastará entre R$ 201,00 a R$ 600,00 e apenas 16% gastarão valores superiores a R$ 600,00. As mulheres gastarão menos que os homens na compra dos presentes, 67% delas estão dispostas a gastar até R$ 200,00, enquanto que entre os homens este percentual cai para 47%. Quanto menor a classe social, maior o percentual de consumidores que gastarão menos. 77% dos consumidores da classe E pretendem gastar até R$ 200,00. Na classe A 41% pretendem gastar mais de R$ 800,00. Já na análise por região, o Sul será mais conservador, 62% gastarão até R$ 200,00, no Sudeste 58%, no Centro-Oeste (51%), Nordeste (49%) e Norte (46%).

Formas e meios de pagamentos

Quanto às formas de pagamento, 62% responderam que irão pagar o presente do Dia das Mães à vista. 43% utilizarão dinheiro e 33% cartão de débito. Ou seja, a maioria não pretende contrair dívidas ou financiamentos, principalmente nas classes C (75%), D (80%) e E (82%). Já outros 38% dos consumidores irão parcelar o valor total gasto com os presentes para o Dia das Mães, sendo que destes 82% utilizarão o cartão de crédito como forma de pagamento, com maior incidência entre a classe B (100%), E (96%), D (93%), E (93%) e A (88%).

Local onde pretendem fazer as compras

A procura pelo presente do Dia das Mães será maior nas lojas físicas. 79% dos consumidores preferem comprar os presentes presencialmente. Destes, 40% pretendem concentrar as compras nas lojas dos shoppings centers, representados pelas classes A (73%) e B (55%), seguido pelas lojas de rua/bairro com 1/3 das menções, tendo maior incidência neste caso entre aqueles da classe E (43%). Na região Norte as compras dos presentes do Dia das Mães serão realizadas na sua maioria nas lojas das grandes redes varejistas/magazines ou lojas de departamentos, com 47% das menções. Na região Sul, os consumidores concentrarão as compras nas lojas do bairro e nas demais regiões do país o grande movimento deverá ocorrer nos shoppings centers.

Intenções de presentes por regiões do país

Por região, a Pesquisa da Boa Vista SCPC identificou que, enquanto no Norte e no Nordeste cresce, em relação ao ano anterior, a opção de presentear as mães com eletrodomésticos, móveis e itens para a casa, (48% para 72%) e (41% para 50%), respectivamente, no Centro-Oeste esta opção cai (49% para 38%) e dá espaço para produtos de informática (5% para 10%). No Sudeste cresce a opção por itens de uso pessoal (61% para 75%) e entretenimento (17% para 29%). Já no Sul, além de itens de uso pessoal (67% para 81%), a opção de presentar com flores aumenta para este ano (18% para 25%).

Objetivos

A pesquisa da Boa Vista SCPC teve por objetivo identificar os hábitos de compras para o Dia das Mães, entre eles os tipos de presentes pretendidos, os locais onde os consumidores pretendem concentrar estas compras, a forma de pagamento, o meio de pagamento e o valor a ser gasto.

Metodologia

A empresa utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, feita por meio de pesquisa eletrônica. O Universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços – www.consumidorpositivo.com.br, entre os dias 8 a 24 de abril de 2014. A amostra obtida foi de 1.290 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro equivalente a 2,7%, para mais ou para menos. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro equivalente a 2,7%, para mais ou para menos.