O Nordeste vai ser o carro-chefe do consumo relacionado às Festas Juninas deste ano. A constatação é de pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mostrou: 65% dos consumidores do Nordeste planejam realizar gastos para comemorar essas festas, em comparação a uma média nacional de 59%. O percentual dos nordestinos é o mais alto entre as cinco regiões abrangidas pelo levantamento.

O levantamento da Boa Vista SCPC revelou que os gastos que o consumidor da região Nordeste pretende fazer para a data são 45% superiores aos da média da pesquisa: os nordestinos planejam gastar, em média, R$ 303,76 com as comemorações, em comparação à média geral de R$ 209,19, considerando todas as regiões do País.

Em relação à forma de pagamento das despesas com as Festas Juninas, a pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou que 67% dos consumidores do Nordeste pagarão à vista, abaixo da média nacional de 78%. 40% dos nordestinos respondentes da pesquisa afirmam que pretendem pagar os gastos com as comemorações juninas parcelados em três vezes, em comparação a 32% da média no País.

A sondagem completa Hábitos de Consumo – Festas Juninas 2015 está disponível por sexo, regiões brasileiras e classes sociais em: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2015/06/habitos-de-consumo-festas-juninas-2015-1.pdf

Nota metodológica

Os dados da sondagem de opinião do consumidor sobre as Festas Juninas de 2015 foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 11 a 22 de maio de 2015, com 1.739 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas.