Sped Contábil deve ser enviado até 28 de junho, assinado com e-CPF A3

O envio à Receita Federal dos dados da Escrituração Contábil Digital (ECD), como também é conhecido o Sped, deve ser feito com assinatura digital

Todas as empresas que utilizam o Sistema de Lucro Real, da Receita Federal, têm até o dia 28 de junho para fazer a entrega do Sped Contábil, também chamado de Escrituração Contábil Digital (ECD), referente ao ano base 2012. A Boa Vista, fornecedora de certificados digitais, lembra que a transmissão das informações em versão eletrônica dos livros de escrituração mercantil anual requer o uso de certificado digital e-CPF A3 válido.

A entrega do Sped Contábil no prazo indicado é uma determinação da Receita Federal às empresas optantes pela tributação com base no Sistema de Lucro Real. As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Conforme Instrução Normativa DNRC no 107/08, o Livro Digital deve ser assinado somente com certificados digitais e-CPF do tipo A3, padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para este procedimento podem ser indicados, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista.

Não há um número limite de signatários. Mas é preciso atenção, já que o Programa Validador e Assinador (PVA) do Sped Contábil não aceita procuração eletrônica e só permite que o contabilista assine após todos os representantes da empresa listados no registro J930.  Por isso, caso todos os signatários já possuam e-CPFs, para evitar surpresas, a Boa Vista Serviços alerta para o prazo de expiração do documento – em média 3 anos – e recomenda verificar a validade de cada certificado digital para conferir se há necessidade de renová-los antes da entrega da ECD.

De acordo com Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços, o certificado digital é um documento eletrônico que identifica seguramente pessoas ou empresas no mundo virtual, por isso a sua necessidade no ato da entrega do Sped Contábil. “O certificado digital tem validade jurídica, oferece identificação segura na troca virtual de documentos, mensagens e dados. O seu uso proporciona vantagens como redução de custos, autenticidade e máxima segurança na comunicação eletrônica”, completa.

A aquisição de um certificado digital é simples e rápida e pode ser feita por meio do website www.boavistaservicos.com.br/certificadodigital ou pelo telefone 0800-701 78 87. Para as empresas e contadores que ainda não possuem certificado digital, a Boa Vista disponibiliza 16 pontos de atendimento na capital paulista e soma no estado de São Paulo cerca de 100 endereços, além de novos pontos de atendimento em Belo Horizonte, Blumenau, Recife e Fortaleza. Encontre o mais próximo no website www.boavistaservicos.com.br/certificadodigital.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…

CDC completa 27 anos e representa uma conquista de consumidores e de empresas

Março é um mês especial para os consumidores (e para as empresas). É que no dia 11, há 27 anos, entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Lei 8.078 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor em setembro de 1990, determinando que entrasse em vigor seis meses depois, no dia 11…