Em 2011 o crescimento havia sido de 6,3%

Dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, mostram que em 2012 as vendas do comércio para o dia dos pais cresceram 5,2% quando comparadas a 2011.

Em 2012, o crescimento das vendas nesta data foi menor do que o observado em 2011, quando as vendas no comércio superaram em 6,3% as vendas no mesmo período de 2010.

A redução do ritmo do crescimento no dia dos pais em 2012 segue a tendência do movimento observado nas demais datas comemorativas do ano.

O aumento da inadimplência dos consumidores em 2011 e as incertezas que ainda rondam a economia podem ter influenciado as decisões de compra, levando os consumidores a reduzirem seu ritmo de consumo. “A redução do ritmo de crescimento das vendas em relação ao ano passado confirma a cautela dos consumidores, já identificada em outras datas comemorativas deste ano”, analisa Fernando Cosenza, Diretor de Sustentabilidade da Boa Vista. Dados preliminares da Boa Vista para julho apontam queda nos registros de novos inadimplentes, reforçando a análise.

O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional. Para este dia dos pais foram consideradas as consultas realizadas no período de 06 a 14 de agosto de 2012, comparadas às consultas realizadas entre 04 e 12 de agosto de 2011.