Copiar Pode? Boa Vista Servicos

Copiar pode?

Reproduzir um modelo de negócio já existente é possível, não há qualquer impeditivo de se basear em uma startup internacional de sucesso, por exemplo. Ideias não são passíveis de proteção legal de propriedade intelectual, porém, o empresário deve estar ciente de que não poderá seguir o mesmo design do site ou produto, as tecnologias criadas pela startup original, sem contar a marca.

É interessante observar que copiar, nesse caso, não é proibido, mas eticamente o mercado não gosta de empresas que se apropriam das invenções de outras. O procedimento pode criar uma imagem ruim da sua empresa perante os clientes, parceiros e investidores além de gerar dúvidas sobre sua capacidade própria de inovação.

Utilizar casos bem sucedidos como inspiração é interessante se você conseguir inovar a partir do modelo já existente, aprender com os acertos e principalmente com os erros dos pioneiros demonstrará seu potencial de gerar diferenciação.

Um exemplo deste tipo de inovação foi o iPod da Apple, criado depois que já existiam muitos players de música em formato MP3, tendo inovado pela facilidade de utilização e aquisição de forma legal pelo iTunes. Por fim, cabe lembrar que simplesmente copiar um modelo já bem sucedido não é garantia de sucesso. O que fará a diferença é a qualidade da sua execução.

Fonte: Exame.com

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…