O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito – completa 60 anos, em 2015. São 6 décadas de iniciativas marcantes e uma história positiva de conquistas e de apoio aos principais episódios da economia brasileira.

Convidamos você a conhecer os principais acontecimentos que permearam os 60 anos do SCPC. Veja abaixo a linha do tempo com os principais fatos históricos e assista nossa exposição virtual.

Conheça nossa história:

1955

Nasce o SCPC

Em 1955, em resposta ao crescimento da economia e do sistema de crédito, a Associação Comercial de São Paulo criou o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que passou a centralizar todos os dados de transações de negócios do comércio.

O espírito inovador e o protagonismo sempre estiveram presentes desde a formação do SCPC. Nessa época, já havia um estudo para a criação de um cadastro positivo sobre consumidores. Atualmente, o Cadastro Positivo é a grande aposta do mercado para tornar o processo de concessão de crédito mais completo e eficaz.

19.59

Estudo para criação do Cadastro Positivo

19.60

Recorde de consultas

O SCPC passou por diversas mudanças e, rapidamente, ficou conhecido nacionalmente como um instrumento de suporte às decisões de crédito. Em 1960, atingiu a marca de 1 milhão de consultas.

Com o surgimento de diversos serviços de proteção ao crédito, após o nascimento do SCPC, começam as tratativas para interligar as informações dos bancos de dados das diversas regiões do Estado de São Paulo.

19.70

Intercâmbio de informações

19.83

Informatização do sistema de consultas

Com o crescimento das vendas a prazo, o SCPC buscou a modernização do sistema de consultas, antes operado por fichas manuais. Com a informatização dos processos, houve uma redução drástica no tempo de manuseio das informações. Os dados, que levavam até 10 minutos para serem processados, passaram a ser concluídos em apenas três minutos.

Em 1997, o SCPC tem seu primeiro logotipo, após uma evolução natural de seus serviços. Dez anos depois, sua marca é reposicionada no mercado.

19.97

Logomarca

20.01

Rede de Informações

Nesse ano, foi criada a Rede de Informações e Proteção ao Crédito (RIPC), e mais tarde rebatizada com o nome de Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC). O intuito era ampliar a abrangência geográfica e conceitual de informações, caracterizando a forte atuação nacional do SCPC.

Com o objetivo inicial de criar um modelo de score para predição da inadimplência dos consumidores, o SCPC implantou a área de Modelos Analíticos. Rapidamente, essa área se expandiu e diversos modelos customizados foram desenvolvidos para atender as mais diversas demandas de negócios dos clientes.

20.04

Modelos analíticos

20.05

50 anos do SCPC

Em comemoração ao cinquentenário do Serviço Central de Proteção ao Crédito, foi lançado o livro “Uma história de crédito”, que resgata as origens do serviço, recupera histórias curiosas ao longo do tempo e revela a evolução do sistema de consultas a crédito no Brasil.

O reposicionamento estratégico da marca permitiu ampliar e fortalecer as famílias de produtos e soluções para manter o SCPC como referência absoluta em serviços de informação, análise e gestão do risco de crédito. A logomarca do SCPC ganha nova tipologia e cores mais modernas, condizentes com o reconhecimento da qualidade de seus serviços para o mercado.

20.07

Reposicionamento de marca

20.09

Indicador econômico nacional

O SCPC lançou seu primeiro indicador nacional com base no movimento das consultas do varejo, o INCC (Índice Nacional de Crédito ao Consumidor). O indicador acompanhava e analisava o mercado de crédito e consumo brasileiro, revelando a tendência de vendas do comércio e projetando a taxa de inadimplência.

A criação da Boa Vista foi uma resposta adequada e planejada às exigências do novo cenário do crédito no Brasil – tão desafiador, quanto promissor. A empresa nasce para atender a crescente demanda por soluções inteligentes de apoio às decisões de crédito e negócios em todo o Brasil, e passa a administrar o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

20.10

Nasce a Boa Vista SCPC

20.11

Expertise internacional

Em maio de 2011, a Equifax do Brasil e a Boa Vista SCPC concluíram a fusão de suas operações. Essa fusão criou o segundo maior bureau de crédito do Brasil, combinando o know how internacional da Equifax com a experiência local da Boa Vista SCPC. A Equifax é uma companhia internacional com mais de um século de experiência em informações comerciais, está presente em mais de 15 países.

A Boa Vista SCPC investiu na aquisição da última geração de mainframe (zEnterprise EC12) em sua central de processamento de dados, ampliando sua eficiência operacional na liderança em modelos e ferramentas analíticas para apoio à decisão de negócios. A nova tecnologia é adequada à efetiva disseminação do Cadastro Positivo – base de dados sobre adimplência dos consumidores e empresas.

20.12

Forte investimento em tecnologia

20.13

Consumidor Positivo

O protagonismo está presente desde a criação da Boa Vista SCPC. Em 2013, a empresa atingiu um marco em sua trajetória de valorização dos consumidores e empresas criando o portal Consumidor Positivo, com acesso a diversos serviços como o monitoramento de CPF, a autoconsulta gratuita de CPF, a renegociação online de dívidas diretamente com o credor, as dicas e soluções para a educação financeira, além de outros serviços que contribuem para a sustentabilidade do crédito dos brasileiros.

Acertando suas Contas, a maior campanha de promoção da sustentabilidade do crédito no Brasil, atingiu em 2014 números significantes de atendimento: foram mais de 800 mil famílias atendidas e milhares de renegociações em todo o país. Desde 2010, a iniciativa inovadora que associa a oportunidade de renegociação de dívidas com educação financeira realizou mutirão presencial em mais de 60 cidades em todo o país.

20.14

Maior campanha de sustentabilidade do crédito no Brasil

20.15

Um futuro promissor

A Boa Vista SCPC, que já nasceu contando com a maior rede de parceiros e entidades do comércio e da indústria espalhadas por todo o Brasil, reúne mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e movimenta 42 milhões de transações de negócios por dia.

Com sua rede de mais de 2 mil entidades representantes, e um futuro promissor, a Boa Vista SCPC se mantém a frente de seu tempo, com as melhores soluções para todas as etapas do ciclo de negócios, buscando o crescimento rentável de seus clientes e parceiros.

Compartilhe:

© Copyright Boa Vista SCPC – Todos os direitos reservados
BOA VISTA SERVIÇOS S.A. com sede na Rua Boa Vista, n° 51, Centro, CEP 01014-911, São Paulo/SP
Atendimento ao público na Rua Boa Vista, n° 62, Centro, CEP 01014-911, São Paulo/SP
Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.725.176/0001-27