Expectativas em torno da reunião de política monetária do BCE

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A poucos dias da reunião do BCE, os dados de atividade na zona do euro decepcionam, corroborando um cenário de mais ação da autoridade monetária. Por outro lado, a inflação veio acima do esperado em julho. Essas duas forças contraditórias serão colocadas sobre a mesa na reunião de política monetária do BCE, na quinta-feira. Do lado financeiro, um pedido formal de ajuda da Espanha pode precipitar a intervenção do fundo de estabilidade financeira (EFSF) no mercado de títulos soberanos. Essa questão vem sofrendo críticas por parte de alguns países, sobretudo da Alemanha.

O presidente do BCE, Mario Draghi, defendeu ontem ante a Eurocâmera, em Bruxelas, o programa de compra de bônus a médio prazo, de até três anos, nos mercados secundários, com a finalidade de aliviar a carga financeira dos países que pior se financiam nos mercados. Essas declarações alimentam as expectativas de que Draghi anuncie, na reunião de quinta-feira, um novo plano de compra de dívida pública para rebaixar a pressão sobre a Espanha e Itália. A situação das regiões autônomas espanholas é um sinal de que o cenário fiscal da Espanha é frágil e dificilmente será resolvido com recursos próprios.

Ed.22

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…