Expectativas em torno da reunião de política monetária do BCE

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A poucos dias da reunião do BCE, os dados de atividade na zona do euro decepcionam, corroborando um cenário de mais ação da autoridade monetária. Por outro lado, a inflação veio acima do esperado em julho. Essas duas forças contraditórias serão colocadas sobre a mesa na reunião de política monetária do BCE, na quinta-feira. Do lado financeiro, um pedido formal de ajuda da Espanha pode precipitar a intervenção do fundo de estabilidade financeira (EFSF) no mercado de títulos soberanos. Essa questão vem sofrendo críticas por parte de alguns países, sobretudo da Alemanha.

O presidente do BCE, Mario Draghi, defendeu ontem ante a Eurocâmera, em Bruxelas, o programa de compra de bônus a médio prazo, de até três anos, nos mercados secundários, com a finalidade de aliviar a carga financeira dos países que pior se financiam nos mercados. Essas declarações alimentam as expectativas de que Draghi anuncie, na reunião de quinta-feira, um novo plano de compra de dívida pública para rebaixar a pressão sobre a Espanha e Itália. A situação das regiões autônomas espanholas é um sinal de que o cenário fiscal da Espanha é frágil e dificilmente será resolvido com recursos próprios.

Ed.22

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…