Movimento do comércio cresceu 1,6% no primeiro semestre de 2013

Indicador avançou 0,8% em relação a maio

O indicador de movimento do varejo avançou 0,8% em junho na comparação com maio, desconsiderando os efeitos sazonais, de acordo com a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a partir de dados do varejo com abrangência nacional. A variação acumulada no primeiro semestre do ano foi de 1,6% quando comparada ao respectivo período em 2012. Avaliando os últimos 12 meses contra os 12 meses terminados em junho do ano anterior, o indicador subiu 3,9%.

Após registrar ganhos expressivos nos últimos anos, o crescimento do setor varejista vem apresentando uma tendência de queda desde janeiro, possivelmente repercutindo a pressão inflacionária ao consumidor no período. Porém, a Boa Vista Serviços espera, ainda que não na mesma intensidade de anos anteriores, que a atividade de varejo mantenha-se crescendo a taxas significantes em 2013. Corroboram as suas expectativas a manutenção de baixas taxas de desocupação na economia, os contínuos ganhos salariais acima da inflação e as medidas tomadas pelo Governo Federal que tendem a favorecer o setor.

Setores

O setor de Móveis e eletrodomésticos registrou aumento de 2,6% sobre maio (na análise com ajuste sazonal), sendo o primeiro resultado positivo no ano. Entretanto, a variação acumulada no ano contra o mesmo período em 2012 se manteve em território negativo, com queda de 2,8%.

No resultado acumulado entre janeiro e junho de 2013 contra o período correspondente do ano anterior, o setor de Combustíveis e Lubrificantes manteve o maior avanço, com 4,1%. Quando comparada a maio de 2013, a série com ajuste sazonal do segmento varejista expandiu 1,3%.

Na abertura de Tecidos, Vestuários e Calçados houve queda de 0,8% quando confrontado ao mês anterior – expurgados os efeitos sazonais. O indicador no semestre exibiu acréscimo acumulado de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, no setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas, a série com ajuste sazonal apresentou contração de 0,4% em relação a maio de 2013.  Entretanto, o indicador apontou expansão de 3,3% na atividade do setor nos primeiros seis meses do ano quando confrontado ao período correspondente em 2012.

 

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…