Para BC, atividade econômica cresce 0,29% em novembro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) subiu 0,29% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,44%. Ao longo do ano o indicador acumulou crescimento de 1,38% ante o mesmo período de 2017. O resultado positivo do indicador…

Volume de serviços registra estabilidade em novembro

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços permaneceu estável em novembro na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano passado o indicador avançou 0,9%. No acumulado em 12 meses, o indicador também apontou estabilidade no período. Nos resultados…

Vendas no varejo crescem 2,9% em novembro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito cresceu 2,9% em novembro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador subiu 2,6%. No acumulado do ano a evolução foi de 2,5% em relação a 2017. Avaliando as séries…

Cresce uso de maquininhas de cartão nos pequenos negócios

Queda das taxas de desconto e compra da maquininha estão entre as principais explicações para o avanço Por Vitor França e Flávio Calife A utilização de meios eletrônicos de pagamento vem crescendo ano após ano e, em 2018, somente os gastos com cartões de crédito e débito devem ter superado a marca de 31% do consumo…

IPCA avança em dezembro e encerra o ano em 3,75%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) registrou 3,75% de aumento em 2018, conforme divulgado pelo IBGE nesta manhã, ficando 0,80 p.p. acima do nível observado em 2017 (2,95%). Em relação ao mês anterior, dezembro apresentou alta de 0,15%, 0,36 p.p. superior ao valor de novembro. Com exceção de habitação (-0,15%) e transportes…