Comentários:                                                                                                    

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) recuou 2,4% em relação a outubro, para 93,5 pontos, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 5,1% no mês, enquanto o Índice de Expectativas (IE) apresentou alta de 1,0% na mesma base de comparação.
  • Em relação a novembro do ano passado, o ICOM, o ISA e o IE registraram variação de -3,4%, 5,6% e -11,7%, respectivamente.

 

 

Perspectivas:                                                                                                      

Assim como a confiança do consumidor, a confiança do comércio confirmou a segunda queda mensal. O carro chefe da confiança do comércio foi a piora da percepção atual, sendo que as perspectivas futuras avançaram no mês. É importante ressaltar que somente o ISA superou o nível, em pontos, pré-pandemia e que o IE ainda permanece abaixo do nível de fevereiro. O comércio ainda encontra um cenário incerto influenciado pelo fim do auxílio emergencial, o avanço do coronavírus em diversos locais e um mercado de trabalho ainda enfraquecido. A velocidade da retomada da economia como um todo ainda dependerá dos movimentos no mercado de trabalho e do avanço de um programa de vacinação para o combate ao coronavírus.