Confiança da Indústria recua 1,8% em março

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,8%, caindo para 97,2 pontos em março, na variação mensal com ajuste sazonal. Na comparação interanual a queda foi de 4,7%.

Desagregando os indicadores que compõem o ICI, observa-se que o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,7% e o de Expectativas (IE) também 1,8% na comparação mensal. Em relação a março de 2018, os indicadores recuaram 3,2% e 5,8%, respectivamente.

Após o índice sinalizar leve melhora nos dois primeiros meses do ano, em março a confiança da indústria voltou a cair e se aproximar dos níveis observados no fim de 2018. Além da avaliação negativa sobre a situação atual do setor, segundo a FGV, o que mais chama a atenção para o resultado do mês é a redução do otimismo em relação ao ambiente dos negócios nos seis meses seguintes, que reflete o fraco desempenho da atividade industrial e os altos níveis de incerteza da economia. Desta forma, melhores resultados dependerão da evolução da atividade econômica, do mercado de trabalho e redução do grau de incerteza.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) dessazonalizado ficou estável em 74,7% entre os meses de fevereiro e março.

Posts relacionados

Movimento do Comércio avança 3,3% no trimestre

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 3,3% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na comparação mensal dessazonalizada, houve queda de 0,5% em março. Na avaliação acumulada em 12 meses,…

Recuperação de crédito cai 6,5% no 1º trimestre

Em todo o país, o indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 6,5% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior. Em março o indicador apontou redução de 3,3% contra fevereiro, de…

39% dos empresários estão otimistas em relação às vendas na Páscoa

Quase 40% dos cerca de 1.200 empresários entrevistados pela Boa Vista, em sua Pesquisa Perspectiva Empresarial para a Páscoa, têm a perspectiva de aumento das vendas nesta Páscoa, no entanto, 16% deles pretendem contratar mais mão de obra este ano para atender um possível aumento da demanda no período. A Boa Vista também identificou que…





Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços