Confiança de serviços tem queda de 12,3% com medidas restritivas ao Covid-19

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 12,3% em relação a fevereiro, atingindo 82,8 pontos na série livre de influências sazonais. Já o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 5,5% e o de Expectativas (IE) 18,3% na mesma base de comparação. Em relação a março do ano passado, o ICS apresentou queda de 10,6%, o IE de 15,7% e o ISA de 4,5%.

A confiança de serviços apresentou, juntamente com as confianças da indústria, consumidor e comércio, variações negativas em março devido ao impacto das medidas restritivas de combate ao Covid-19. Os resultados foram influenciados principalmente pelo desempenho ruim do índice das expectativas futuras, apesar do índice da situação atual para o ICS também possuir um valor significativo de queda, no qual já vinha apresentando dificuldades desde o começo do ano em janeiro. Em valores absolutos, o índice de expectativas despencou 18,1 p.p. e apresentou o menor patamar desde junho de 2016.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,9 ponto percentual, passando de 82,9% em fevereiro para 82% em março (dados com ajuste sazonal), sinalizando que o movimento do setor, como um todo, apresentou queda, se distanciando ainda mais da média histórica.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Para BC, atividade econômica avança 0,59% em novembro, mas acentua queda na análise em 12 meses

Comentários: De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) avançou 0,59% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 0,83%.   No ano houve desaceleração da queda, passando de -5,01% até outubro para 4,63%, enquanto na análise…

Pedidos de falência avançam 12,7% em 2020

Os pedidos de falência avançaram 12,7% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. No mesmo sentido, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 13,4% e 11,1%, respectivamente. As falências decretadas também cresceram no ano, apontando variação de 1,9%. Em…

Consumidores veem piora da situação econômica do país em 2020, mas acreditam em cenário melhor em 2021

O consumidor brasileiro vê uma piora da economia nacional em relação a 2019, de acordo com pesquisa da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, realizada com cerca de 400 consumidores de todo país. 77% dos entrevistados acreditam…