Confiança do Consumidor atinge maior nível desde julho de 2014

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou aumento de 8,2% em novembro contra outubro, atingindo 93,2 pontos, de acordo com dados dessazonalizados. O Índice da Situação Atual (ISA) aumentou 3,8% e o de Expectativas (IE) 10,1%.

Em relação ao mesmo período do ano passado (interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram aumento de 6,1%, 0,4% e 9,1%, respectivamente.

O desempenho de novembro atingiu o maior nível do índice desde julho de 2014, reflexo do otimismo dos consumidores para o próximo ano. O segundo resultado positivo seguido, aponta para redução das incertezas políticas e expectativa de melhora no emprego e na situação financeira das famílias. Segundo FGV, analisando o índice por faixas de renda houve aumento significativo na confiança dos consumidores de maior poder aquisitivo, influenciado pela melhora nas perspectivas futuras.

 

Posts relacionados

Consumidores dizem que gastarão menos neste Natal, mas valor médio dos gastos será 4,5% maior

14 de dezembro de 2018 – 72% dos consumidores disseram que gastarão menos dinheiro neste Natal e Fim de Ano, em relação ao ano passado, quando 75% tinham esta intenção. 11%, por sua vez, afirmaram que irão gastar mais, contra 9% em 2017. Por outro lado, o valor médio previsto com todos os gastos, por…

Vendas no varejo caem 0,4% em outubro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito caiu 0,4% em outubro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 2,7%. No acumulado do ano a evolução foi de 2,2% em relação a 2017. Avaliando as séries…

Boa Vista: PMC de outubro evidencia crise das grandes livrarias

Por trás da queda de 0,4% das vendas do varejo de outubro – após recuo de 1,3% em setembro, já descontados os efeitos sazonais –, há, de um lado, fatores pontuais, como os preços elevados dos combustíveis – que derrubaram novamente as vendas do setor – e a crise no ramo de livrarias, com fechamento…