Confiança do Consumidor atinge novo piso em outubro

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em outubro atingiu novo piso histórico ao registrar 75,7 pontos. A variação frente a setembro foi de -0,8% na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado do mês se manteve abaixo da média histórica, que já recuou para 109,2 pontos.

Ainda na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, o Índice de Expectativas permaneceu estável e o Índice da Situação Atual variou -2,1%. Já na comparação interanual, dos dados sem ajuste sazonal, o índice geral apresentou retração de 24,6%.

O atual nível de confiança do consumidor encontra-se em uma situação desgastada e distante da média histórica, o que é justificado por fatores como o orçamento cada vez mais apertado do consumidor, dadas a alta inflação e as pioras no mercado de trabalho. O descolamento da curva tem persistido há mais de um ano e uma reversão sustentável do indicador, a ser consolidada paulatinamente, poderá ser observada apenas em meados do próximo ano. Desta forma esperamos que o nível de confiança do consumidor continue baixo para os próximos meses.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

icc

Posts relacionados

Número de novas empresas sobe 13,6% em 2017

Em 2017 o número de novas empresas cresceu 13,6% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Contudo, no 4º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 2,2% em relação ao 3° trimestre.                            …

Movimento do Comércio sobe 1,5% em 2017

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em 2017, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na comparação mensal com ajuste sazonal, foi observado crescimento de 1,1% em dezembro frente a novembro. Já na avaliação contra dezembro do ano anterior,…

Recuperação de crédito cai 0,4% em 2017

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 0,4% em 2017. Já na análise mensal, houve avanço de 7,1% na variação contra novembro, considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2016…