Comentários:                                                                                                              

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 72,5 pontos em abril, avançando 6,3% contra março, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou alta de 0,8%, enquanto o de Expectativas (IE) cresceu 9,2% nesta mesma base de comparação.
  • Em relação ao mesmo período do ano passado (comparação interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram variações de 21,9%, -1,5% e 38,4%, respectivamente.

Perspectivas:

  • A confiança do consumidor apresentou, diferentemente do ano passado, uma alta no mês de abril puxada pelas expectativas das famílias para os próximos meses, com pouca variação na situação atual, esta que ainda se encontra fragilizada devido ao agravamento da pandemia e as dificuldades decorrentes da crise. Importante observar que o crescimento de mais de 20% na confiança na comparação interanual se deve, principalmente, ao pior desempenho do indicador no início da pandemia do coronavírus, não necessariamente a uma melhora real na confiança. O avanço mensal de abril recuperou 44% da queda observada em março deste ano.
  • O cenário ainda é incerto e isso, logicamente, afeta a confiança do consumidor uma vez que o país vive a pior fase da pandemia, afetando diretamente a situação atual e o índice de expectativas. A sustentação e recuperação do indicador ainda está condicionada ao avanço consistente do programa de vacinação e a recuperação do mercado de trabalho, que ainda se encontra fragilizado como consequência da crise.