Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 0,5% em fevereiro contra janeiro, atingindo 96,1 pontos, de acordo com dados dessazonalizados. O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1,7%, já o de Expectativas (IE) também recuou, encolhendo 1,5%.

Em relação ao mesmo período do ano passado (interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram aumento de 8,1%, 4,1% e 10,1%, respectivamente.

A queda da confiança do consumidor em fevereiro ocorre após quatro meses de alta, refletindo a reavaliação dos consumidores sobre as expectativas para os próximos meses. A avaliação sobre a situação atual continua positiva pelo quarto mês consecutivo, contribuindo para suavizar o mal desempenho do índice no mês. No entanto, a queda no IE ocorre após ondas de otimismo pós período eleitoral e pode estar associada ao pessimismo em relação às perspectivas com a situação financeira das famílias. Segundo a FGV, a queda na confiança ocorreu em três das quatro faixas de renda pesquisadas, com maior recuo para as famílias com renda até R$ 2.100.