Confiança do Consumidor recua em novembro mantendo piora nas expectativas para os próximos meses

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 88,9 pontos em novembro, queda de 0,6% contra outubro, na série livre de influências sazonais. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu (1,4%), enquanto o de Expectativas (IE) contraiu 1,4% nesta base de comparação. Em relação ao mesmo período do ano passado (comparação interanual), o ICC, o ISA e o IE registraram variações de -4,4%, 5,2% e -8,5%, respectivamente.

A confiança do consumidor registra o segundo mês de queda, persistindo em um patamar historicamente baixo, influenciada pela lenta recuperação da economia e pelo elevado nível de desemprego, confirmando um cenário marcado por incerteza e perspectivas futuras voláteis. A principal contribuição para a variação negativa do ICC neste mês ocorreu devido a piora na intenção de compra de bens duráveis.

 


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Consumidores com aumentos frequentes em operações de crédito são mais propensos à inadimplência

Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avançou 4% em 2019

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 1,2% em dezembro na comparação com novembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com dezembro de 2018, o indicador recuou 0,8%. Já no acumulado de 2019, houve avanço de 4% contra o ano anterior. Considerando os segmentos que compõem…

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…