Comentários:                                                                                                            

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) cresceu 5,3% em relação a março, apontando 81,7 pontos na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 0,5% e o de Expectativas (IE) 9,1% nesta mesma base de comparação.
  • Em relação a abril do ano passado, o ICS apresentou altas de 58,9%, o ISA de 32,9% e o IE de 82,3%.
  • O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) não foi divulgado para este mês de abril.

Perspectivas:

  • Assim como foi observado nos índices de confiança do comércio e do consumidor, a confiança de serviços também apontou crescimento neste mês de abril, depois de apresentar fortes quedas no mês de março com a pior fase da pandemia e a volta das medidas restritivas. Importante observar que o expressivo avanço interanual se deve as comparações aos níveis mais baixos da série histórica de abril de 2020, no qual a economia como um todo passou por momentos de grandes incertezas e desaceleração econômica.
  • A recuperação da confiança de serviços ainda está condicionada, assim como a dos demais segmentos, ao progresso do processo de imunização em massa da população, este que se encontra ainda bastante limitado devido a escassez de oferta mundial de vacinas. Outros fatores importantes para a confiança são auxílio emergencial, as medidas restritivas em função da pandemia, recuperação do mercado de trabalho e dos demais setores e, por fim, os movimentos no cenário externo.