Comentários:                                                                                                     

  • Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) avançou 0,2% em relação a janeiro, para 91 pontos, na série livre de influências sazonais.
  • O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 3,9% no mês, enquanto o Índice de Expectativas (IE) apresentou alta de 4,1% na mesma base de comparação.
  • Em relação a fevereiro do ano passado, o ICOM, o ISA e o IE registraram recuos de 8,0%, 5,1% e 8,9%, respectivamente.

Perspectivas:                                                                                                      

  • A confiança do comércio seguiu a mesma tendência apresentada pela confiança dos consumidores. Em setembro do ano passado, ambos chegaram muito perto de recuperar o nível observado antes da pandemia, depois disso, no entanto, houve uma forte piora.
  • O resultado do mês interrompeu o quarto mês consecutivo de piora da confiança. Vale ressaltar que esse movimento de alta ainda se encontra abaixo da sequência de recuperação que se estendeu de maio a setembro, quando o índice marcava 99,6 pontos. Desde lá, o índice caiu 8,6%.
  • Para o ICOM, a deterioração da confiança foi muito mais evidente em relação à percepção da situação atual. Desde setembro, o ISA do comércio caiu 18,9%, enquanto o IE se encontra no sentido oposto e apresenta avanço de 3,8%.
  • As notícias positivas do avanço do programa de imunização contra o novo coronavírus e a possibilidade de renovação do programa de auxílio emergencial influenciaram positivamente a confiança do comércio no mês. No entanto, a sustentação e recuperação do indicador ainda está condicionada ao avanço consistente do programa de vacinação e a recuperação dos demais setores da economia, como o mercado de trabalho que ainda se encontra fragilizado.