Inflação acumula alta de 6,38% em 12 meses

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

 O resultado da inflação oficial (IPCA) referente a maio registrou alta de 0,46% no período, acima da expectativa de mercado, de 0,39%. No resultado acumulado em 12 meses, o número passou de 6,28% em abril para 6,38% em maio, ficando cada vez mais próximo do teto da meta (6,5%).

Analisando as aberturas, o grupo que mais apresentou impacto foi Alimentação e bebidas, responsável em 0,15 p.p. no valor total do mês, variando 0,58%. Apesar da desaceleração (mês passado representou 0,30 p.p. do índice), novamente foi o grupo que mais impactou o indicador agregado. Destaque também para o impacto negativo do grupo de Transportes, que variou -0,45%, devido à queda de 21,11% nas tarifas aéreas.

Considerando outras medidas alternativas de análise da inflação, o índice de dispersão (que mede o percentual dos grupos que subiram frente ao total dos produtos da cesta de preços) desacelerou, passando de 69,97% registrado em abril para 66,76% em abril. Já a aferição obtida pela média dos núcleos cresceu 0,02 p.p. no mês, atingindo 0,56%.

Diante deste cenário de inflação em alta e a interrupção do ciclo da taxas de juros, espera-se que a inflação em 2014 continue próxima de seu limite superior, ou seja, encerre o ano em 6,5%.

ipcamaio

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…