Inflação avança 0,25% em janeiro

Comentários:

• O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,25% no mês de janeiro. No acumulado em 12 meses houve evolução para 4,56%, 0,04 p.p. acima da variação observada em dezembro.

• O grupo Alimentação e bebidas novamente foi o principal catalisador da inflação no mês, ele avançou 1,02% e teve o maior impacto (0,22 p.p.). Os grupos de Transportes e Artigos de residência também tiveram destaque, apresentando avanços de 0,41% e 0,86% respectivamente.

• O aumento dos preços no grupo Alimentação e bebidas deveu-se, principalmente, a evolução de 1,06% no subgrupo de alimentos para consumo no domicílio. Enquanto Transportes foi influenciado pela alta de 2,13% nos combustíveis e no grupo de Artigos de residência a influência veio dos itens mobiliários (1,48%).

• Por outro lado, os únicos grupos que apresentaram queda no mês foram o de Habitação, apresentando recuo de 1,07% e o de Vestuário que contraiu 0,07% em janeiro.

• Nas principais regiões metropolitanas, a maior alta no mês foi registrada em Campo Grande (1,41%), seguida por Recife (1,17%) e Rio Branco (1,10%). Por outro lado, Goiânia e Belém apontaram as únicas baixas no mesmo período, de 0,17% e 0,03%, respectivamente.

Perspectivas:

• No mês de janeiro, o indicador reforça pelo oitavo mês consecutivo um resultado de uma inflação crescente, após em maio sofrer com a menor variação mensal para o IPCA desde agosto de 1998, contribuindo para colocar a análise em 12 meses acima da meta prevista pelo BC de 3,75% para o ano de 2021.

• Segundo o relatório Focus, a projeção para o IPCA para 2021 está em 3,60%.

• A evolução da inflação ainda está condicionada a recuperação da economia ao longo do resto do ano e de fatores externos que acontecem no cenário mundial. Importante acompanhar as os movimentos do auxílio emergencial e seus impactos no poder de consumo e dinamismo da economia, que finalizou no fim de dezembro, mas que já é estudado novamente implementar o auxílio sob novo conjunto de regras.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Resultado do PIB revela tombo de 4,1% em 2020

Comentários:                                                                                                          Os dados do PIB do 4º trimestre, divulgados hoje pelo IBGE, ficaram dentro da projeção de recessão esperada, reforçando os efeitos das medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Ao longo de 2020, o PIB apresentou um tombo de 4,1%, interrompendo três anos de desempenho positivo do indicador. Na comparação com o 3º…

Márcio Gerbovic assume como Diretor Comercial na Boa Vista

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia Márcio Gerbovic como novo Diretor Comercial, com o objetivo de desenvolver os relacionamentos de alto nível e expandir a capacidade da empresa no incremento de soluções que tenham um…

PNADC: Taxa de desemprego encerra o ano em 13,9%

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, a taxa de desemprego recuou para 13,9% no trimestre móvel encerrado em dezembro de 2020. Estando 0,7 p.p. abaixo do registrado no trimestre de julho a setembro e 2,9 p.p. maior com relação ao mesmo período do ano passado (11%). Em…