Produção Industrial avança 1,4% em Março

Dados divulgados hoje pelo IBGE mostram que a Produção Industrial Mensal (PIM) de março aumentou 1,4%, descontados os efeitos sazonais. Apesar da pequena elevação, o resultado acumulado em 2016 aponta queda de 11,7%, o pior trimestre da indústria desde 2009. Em 12 meses a retração foi de 9,7% e na comparação de março contra o mesmo mês de 2015 houve queda de 11,4%, recuo maior que o apresentado em fevereiro.

Na avaliação acumulada em 12 meses, considerando a análise por “Categorias de Uso”, as perdas permaneceram bastante acentuadas:  -28,3% para Bens de Capital, -7% para Bens Intermediários e -10% para Bens de Consumo.

Sem título

Na variação mensal dessazonalizada, o setor de Bens de Consumo apresentou a maior elevação, 3,2%, seguido por Bens de Capital, com elevação de 2,2%. Já o setor de Bens Intermediários permaneceu praticamente estável, variando 0,1%.

Apesar da elevação do índice na comparação mensal o valor ainda não significa o início de uma retomada sustentável. Esses resultados indicam um ensaio de inflexão na tendência negativa da série, desencadeado principalmente pela desvalorização cambial, que parece começar a mostrar seus efeitos. Ademais, o desemprego permanece elevado e a queda do consumo das famílias tem reduzido consideravelmente a demanda das empresas ligadas ao setor do varejo e de serviços, prejudicando o desempenho dos fornecedores industriais.

 

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…