Produção industrial cai 0,2% em setembro

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o IBGE, a produção industrial teve queda de 0,2% em setembro, na comparação mensal contra o mês anterior dos dados dessazonalizados. O resultado ficou abaixo da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,2%.

Mantida base de comparação, a configuração por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo +1,0%, Bens intermediários -1,6% e Bens de capital +1,9%. Nos resultados acumulados em 12 meses a queda foi intensificada: passando de -1,7% em agosto para -2,2% última aferição. A abertura de Bens de Capital obteve aceleração da queda, passando de -1,9% para -4,3%; Bens intermediários passou de -2,0% em agosto para atuais -2,2%; Bens de consumo caiu de -1,3% para -1,8% em setembro.

Em resumo, após mostrar sinais de alguma recuperação com duas altas consecutivas, o resultado negativo evidencia a já debilitada indústria, comprometendo ainda mais as expectativas de desempenho do setor –  de acordo com o relatório Focus do Banco Central já consta -2,17% no ano. Neste sentido, acreditamos que a produção industrial dificilmente deverá apresentar resultados muitos díspares do relatório do BC, alterando nossa expectativa de queda para -2,2% em 2014, ante -2,0% esperados anteriormente.

pim set14

Posts relacionados

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%….