Produção Industrial cresce 0,2% em outubro

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) avançou 0,2% na comparação mensal ajustada sazonalmente.

No acumulado em 12 meses a atividade industrial cresceu 2,3%.  Na comparação com outubro do ano passado, a atividade subiu 1,1%. Referente ao acumulado no ano, o indicador registrou crescimento de 1,8%.

Segundo a análise mensal dessazonalizada, a indústria de transformação permaneceu estável em comparação com setembro (0,0%). Dentre os ramos industriais houve avanço da atividade em 17 dos 26 pesquisados, sendo os principais destaques positivos: indústrias extrativas (3,1%), máquinas e equipamentos (8,8%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,0%) e bebidas (8,6%). Os resultados negativos mais relevantes para a média global de outubro ocorreram em produtos alimentícios (-2,0%), metalurgia (-3,7%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,2%).

Dentre as grandes categorias, em outubro houve crescimento nos grupos Bens de Capital (1,5%) e Bens de Consumo (0,2%). Por outro lado, o grupo Bens Intermediários registrou queda de 0,3%.

O resultado de outubro ocorre após três quedas consecutivas, sinalizando leve melhora na lenta trajetória de recuperação do setor, que vem acompanhando o movimento tímido dos demais segmentos da economia. Apesar do desempenho positivo, o avanço no mês não compensou as perdas observadas nos períodos anteriores. Segundo as projeções reunidas no relatório Focus, espera-se que a produção cresça em torno de 2,2% em 2018.

 

Posts relacionados

Boa Vista: Recuperação de crédito fica estável em 2018

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou aumento de 2,8% em dezembro contra o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. No ano de 2018, o indicador fechou com queda de 0,1% em relação a 2017, mantendo-se…

Para BC, atividade econômica cresce 0,29% em novembro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) subiu 0,29% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,44%. Ao longo do ano o indicador acumulou crescimento de 1,38% ante o mesmo período de 2017. O resultado positivo do indicador…

Análise PMC: Black Friday impulsiona vendas de eletrodomésticos e varejo registra alta de 2,9% em novembro

Conforme já indicava a estimativa da Boa Vista – segundo a qual as vendas na semana da Black Friday teriam crescido 4,7% na comparação com o mesmo período de 2017 –, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro, divulgada hoje pelo IBGE, confirmou que a Black Friday ajudou a impulsionar as vendas do varejo…