Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 2,5%, de acordo com dados acumulados para 2017. Este é o primeiro resultado anual positivo desde 2013 (2,1%).  Na comparação mensal dessazonalizada houve crescimento de 2,8% em relação a novembro.  Na comparação com dez/16 houve crescimento de 4,4%.

pimdez

Segundo a análise mensal dessazonalizada, houve crescimento em dezembro nas categorias de Bens de Consumo (2,7%) e Intermediários (1,7%), enquanto Bens de capital permaneceram estáveis. Com relação aos setores, Produtos diversos (21,2%) e Outros equipamentos de transporte (15,2%) lideraram os ganhos mensais. Em contrapartida, as maiores perdas ocorreram nas categorias de Produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-12,1%) e Coque, derivados de petróleo e biocombustível (-2,1%).

Na comparação acumulada no ano, foi registrado avanço nas categorias Bens de capital (6,0%), de consumo (3,2%) e intermediários (1,6%). Os setores Produtos de Fumo (20,4%) e Informática e produtos eletrônicos (19,6%) foram os destaques positivos no ano. No sentido contrário, Outros equipamentos de transporte (-10,1%) e Impressão e reprodução de gravações (-9,3%) apresentaram as maiores quedas.

tabpimdez

Os dados de dezembro indicam que a indústria segue em ritmo de recuperação, fechando o ano de 2017 com crescimento, após três anos seguidos de queda. Considerando as últimas divulgações dos indicadores de confiança, mantém-se uma perspectiva favorável para atividade industrial nos próximos meses. Caso mantida tais tendências, os dados deverão seguir em tendência de alta, com expectativas de crescimento de 3,2% para 2018 e 3,0% em 2019.