Produção cresce 0,7% em agosto

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

 Segundo o IBGE, a produção industrial teve alta de 0,7% em agosto, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado ficou acima da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,1%, na mesma base de comparação.

A configuração geral pela avaliação por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo -0,8%, Bens intermediários 1,1% e Bens de capital 0,0%.

Nos resultados acumulados em 12 meses a queda foi intensificada: passando de -1,2% em julho para -1,7% nesta última aferição. A abertura de Bens de Capital obteve aceleração da queda, passando de -0,3% para -2,4%; Bens intermediários passou de -1,8% em julho para atuais -2,0%; Bens de consumo caiu de -0,7% para -1,4%.

No semestre, este foi o segundo resultado de alta consecutivo na margem para a PIM. Ainda assim, a magnitude não deverá ser suficiente para elevar consideravelmente as expectativas de crescimento no ano para o setor: de acordo com o relatório Focus do Banco Central, a queda da produção já é esperada em -1,95% no ano. Neste sentido, acreditamos que a indústria dificilmente apresentará resultados díspares do relatório do BC, mantendo portanto nossa expectativa de queda para o setor em -2,0%.

pim ago14

Posts relacionados

Número de novas empresas sobe 13,6% em 2017

Em 2017 o número de novas empresas cresceu 13,6% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Contudo, no 4º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 2,2% em relação ao 3° trimestre.                            …

Movimento do Comércio sobe 1,5% em 2017

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em 2017, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na comparação mensal com ajuste sazonal, foi observado crescimento de 1,1% em dezembro frente a novembro. Já na avaliação contra dezembro do ano anterior,…

Recuperação de crédito cai 0,4% em 2017

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 0,4% em 2017. Já na análise mensal, houve avanço de 7,1% na variação contra novembro, considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2016…