Varejo apresenta alta de 1,2%, a maior desde julho de 2013


 
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo Restrito subiu 1,2% em fevereiro, na análise mensal dos dados dessazonalizados, sendo a maior alta desde julho de 2013. No entanto, no acumulado em 12 meses o indicador continua a apresentar queda em sua tendência (-5,3%).

A elevação foi puxada por metade dos setores: Artigos farmacêuticos (0,3%), Móveis e Eletrodomésticos (5,0%), Combustíveis e lubrificantes (0,6%), Hipermercados e supermercados (0,8%). Para os outros setores a configuração foi de: Tecidos, vestuário e calçados apresentou (-2,8%), Materiais para escritório, informática e comunicação (-1,3%), Livros, jornais revistas e papelaria (-2,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%).

Para as categorias: Material de Construção e Veículos e Motos, partes e peças, as elevações foram de 3,8% e 3,3% respectivamente. Ambas agregam o resultado do Varejo Ampliado, que aumentou 1,8% na análise mensal.

O cenário para 2016 permanece pessimista e uma possível melhora é esperada apenas para 2017. Portanto, por ora a projeção do segmento varejista é de retração de 3,5%.

Segue abaixo o gráfico com a evolução das séries dessazonalizadas da PMC Restrita e do indicador de Movimento do Comércio.

 

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