Vendas no varejo apresentam o sexto resultado mensal positivo consecutivo

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada hoje pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito cresceu 0,1% na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses, o indicador cresceu 1,8%. Na comparação interanual a variação foi de 4,2% e no acumulado do ano houve crescimento de 1,6%.

Avaliando os segmentos na variação mensal (com ajuste sazonal), seis das oito atividades pesquisadas registraram alta em outubro. Os avanços ocorreram em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), Combustíveis e lubrificantes (1,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), Móveis e eletrodomésticos (0,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,2%). Por outro lado, os segmentos que apresentaram queda no mês foi o de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%).

O Comércio Varejista Ampliado permaneceu em 3,8% em outubro na variação em 12 meses. Já na comparação mensal (dados dessazonalizados), o indicador subiu (0,8%).

Com o resultado de outubro, o comércio varejista registrou um crescimento praticamente estável (0,1%) na variação mensal, contribuindo para melhorar a atividade na análise em 12 meses. O crescimento na maioria dos segmentos indica que o setor mostrou um sinal tímido de recuperação nesse último trimestre, que ainda pode ter contado com um fôlego adicional devido a liberação dos recursos de contas ativas e inativas do FGTS em setembro.

Nota-se que a aceleração das concessões observada a partir de maio deste ano e a melhora na avaliação sobre a situação econômica atual podem ter contribuído para o desempenho das vendas nos últimos meses. No entanto, dado o mercado de trabalho ainda bastante fragilizado e o fraco crescimento da renda, espera-se que o setor siga com seu ritmo de crescimento gradual ao longo do ano.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…

Número de novas empresas sobe 18,1% em 2019

O número de novas empresas cresceu 18,1% em 2019 frente ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. No 4° trimestre houve queda de 15,2% em relação ao trimestre passado. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o indicador apresentou crescimento de 17,8%. Forma jurídica Na classificação por forma jurídica,…