De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito teve queda 0,2% em fevereiro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 2,8%. Na relação contra o mesmo mês do ano anterior, houve elevação, de 1,2%.

O Comércio Varejista Ampliado segue avançando na variação em 12 meses, atingindo 5,4%. Na comparação mensal (dados dessazonalizados) houve queda 0,1% em relação a janeiro, enquanto que na comparação interanual avançou 5,2%.

Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), os destaques positivos foram: Materiais para escritório, informática e comunicação (2,7%) e Veículos e motos, partes e peças (2,5%). Em direção oposta, os setores de Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,4%) lideraram as perdas. Importante destacar a queda em Hipermercados, Supermercados e produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), setor de maior peso no varejo.

 

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Observando os resultados até fevereiro, a retomada do comércio vem ocorrendo de forma gradual, sofrendo ainda o impacto do alto nível de desocupação e da recuperação do emprego pela via da informalidade, que impacta menos o consumo. Com o cenário de inflação controlada e avanço em outros setores da economia, principalmente no mercado de trabalho, espera-se que atividade do setor varejista acelere o ritmo ao longo do ano.