Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%. Na relação contra o mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 6,4% (sexto avanço consecutivo na base de comparação), acumulando no ano elevação de 1,3%.

O Comércio Varejista Ampliado, por sua vez, apresentou variação positiva mensal de 1,0% nos dados dessazonalizados, enquanto na variação interanual o crescimento foi de 9,3%, conferindo uma queda de apenas 0,1% em 12 meses.

pmc-set

Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), os destaques positivos foram: Materiais de construção (1,2%), Artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (1,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%). Em direção oposta, apresentaram as maiores quedas os setores de Livros, jornais e papelaria  (-2,4%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,9%).

pmc-tab-set

A recuperação do comércio vem ocorrendo em ritmo mais acelerado nos últimos meses, em linha com a evolução dos indicadores do mercado de trabalho (como aumento dos rendimentos reais e taxa de desocupação). Desse modo, a tendência de retomada no setor varejista deve continuar nos próximos meses, encerrando o ano com crescimento de 1,2% em 2017 e 3,7% em 2018.

Posts relacionados

Pedidos de falência caem 19,6% no acumulado em 12 meses

Os pedidos de falência caíram 19,6% no acumulado 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 comparado aos 12 meses antecedentes), segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC. Mantida a base de comparação, as falências decretadas subiram 15,0%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial houve diminuição de 6,0%. As recuperações judiciais…

Movimento do Comércio avança 4,1% no acumulado em 12 meses, diz Boa Vista SCPC

O Indicador do Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 4,1% no acumulado em 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior), segundo o indicador da Boa Vista SCPC. Em agosto, na avaliação mensal dessazonalizada, o indicador ficou…

Para BC, atividade econômica avança 0,57% em julho

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) subiu 0,57% em julho na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,46%. Na comparação ante o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 2,56%. O comportamento da atividade em julho contraria a…