Volume de Serviços avança 3,7% em fevereiro, mas novamente acentua a queda na análise em 12 meses

Comentários: 

• Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços avançou 3,7% na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador contraiu 2,0%. Com isto, o setor acentuou a queda na análise em 12 meses, que passou de uma queda de 8,3% para 8,6% em fevereiro. A queda no acumulado do ano ficou em -3,5%.

• Nos resultados mensais com ajuste sazonal, registraram alta todas as cinco atividades analisadas. Os destaques neste período ficaram em Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%) e Serviços prestados às famílias (8,8%).

• Em termos regionais, houve crescimento mensal em 18 das 27 unidades da federação. Entre os principais resultados positivos, destaque para São Paulo (4,3%), Minas Gerais (3,5%), Mato Grosso (14,8%) e Santa Catarina (3,9%). Por outro lado, o destaque negativo veio do Distrito Federal (-5,1%).

• Por fim, foi observado queda da receita nominal de 8,2% nos últimos 12 meses. No mês de fevereiro, o indicador teve alta de 2,8%, de acordo com dados dessazonalizados.


• O aumento no volume de serviços no mês de fevereiro pode disfarçar o pífio desempenho do segmento de serviços na economia, apesar do avanço de mensal de 3,7%, a queda na análise acumulada dos últimos doze meses continua a se intensificar. O recuo já é observado por 14 meses consecutivos, no qual em dezembro de 2020 apresentou a taxa de crescimento de 1,0% e, desde então, vem apresentando consecutivas pioras na análise. O segmento de Serviços prestados às famílias é o mais impactado pela crise em função do novo coronavírus, este que já acumula queda de 40,5% na análise em 12 meses.

• Ao longo de 2021, essa tendência de queda na curva de longo prazo deverá se manter pelos próximos meses, principalmente pela intensificação da pandemia a partir do mês de março, no qual apresentou o pior momento da pandemia no Brasil. A recuperação do setor está condicionada, principalmente, ao progresso do programa de imunização nacional, e a recuperação dos demais setores da economia.

 

As tabelas abaixo apresentam os principais números da PMS de fevereiro.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Informe Semanal – Fintechs e Bancos Digitais

Bancos Digitais O banco digital C6 Bank, criado em 2018 por ex-sócios do banco BTG pactual, anunciou na última sexta que atingiu a marca de 6 milhões de usuários no Twitter, segundo a empresa: “Do zero aos 6 milhões de C6 Lovers!”. Nubank, o maior banco digital brasileiro, anunciou a ferramenta de transferência de dinheiro…

Informe Matinal – 13.05.2021

  Brasil e Mercados O receio em relação à inflação americana já constava na última ata do Copom divulgada esta semana. Tal receio, em princípio, virou realidade. O índice de preços ao consumidor americano atingiu 4,2% no ano em abril, acima das projeções que apontavam para 3,6%. Isso repercutiu em vários mercados, o dólar subiu,…

BC confirma recuo da atividade econômica e aponta queda de 1,59% em março

Comentários:  • De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) recuou 1,59% em março na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve alta de 6,26%. • Na análise do resultado acumulado em 12 meses o indicador apontou desaceleração da queda, passando…