Volume de serviços cresce pelo segundo período consecutivo

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços avançou 0,8% na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador subiu 2,7%. Com isto, o setor acumula alta de 0,8% no ano, contra o mesmo período do ano passado, e de 0,8% em 12 meses.

Nos resultados mensais com ajuste sazonal, registraram aumento as atividades de serviços de informação e comunicação (1,8%), setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%), de serviços prestados às famílias (1,5%) e de serviços profissionais, administrativos e complementares (0,1%).

Apresentou baixa, por outro lado, o segmento de outros serviços (-0,3%).

Em termos regionais, houve expansão mensal em 22 das 27 unidades da federação. Entre os principais resultados positivos, destaque para Rio de Janeiro (2,0%), São Paulo (0,5%) e Santa Catarina (3,7%). Por outro lado, os principais resultados negativos vieram de Roraima (-7,9%), do Acre (-4,5%) e de Tocantins (-1,9%).

Por fim, foi observado crescimento da receita nominal de 4,3% nos últimos 12 meses. No mês de outubro, portanto, o indicador teve aumento de 1,4%, de acordo com dados dessazonalizados.

O resultado de outubro do volume de serviços, assim como aconteceu em setembro, surpreendeu positivamente, contribuindo para frear a desaceleração do setor observada a partir da análise em 12 meses. A continuidade de tal desempenho, no entanto, está condicionada à uma melhora no ritmo de crescimento da renda e na situação do mercado de trabalho no país, que representam obstáculos ao consumo e a uma retomada mais robusta dos serviços para o último trimestre do ano.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Sampa Week: Boa Vista oferece condições especiais para empresas e consumidores

Para comemorar o aniversário de 466 da cidade de São Paulo, neste sábado, dia 25, a Associação Comercial de São Paulo – ACSP lançou a Sampa Week. A campanha, que acontece até 31 de janeiro, une empresários, comerciantes e prestadores de serviços com descontos e promoções especiais. A Boa Vista, parceira da ACSP, não poderia…

[PESQUISA] Cresce a percepção de melhora da situação financeira entre consumidores inadimplentes

Cresceu de 24% para 26% o número de consumidores inadimplentes que veem uma melhora da situação financeira na comparação do 2º semestre de 2019 com o mesmo período de 2018. Os dados são da pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista durante os últimos seis meses de 2019, com mais de 2.100 consumidores em…

Número de novas empresas sobe 18,1% em 2019

O número de novas empresas cresceu 18,1% em 2019 frente ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. No 4° trimestre houve queda de 15,2% em relação ao trimestre passado. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o indicador apresentou crescimento de 17,8%. Forma jurídica Na classificação por forma jurídica,…