Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços permaneceu estável em novembro na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano passado o indicador avançou 0,9%. No acumulado em 12 meses, o indicador também apontou estabilidade no período.

Nos resultados mensais com ajuste sazonal, quatro das cinco atividades pesquisadas registraram variação positiva, destacando-se o grupo Serviços de informação e comunicação (0,8%), que apontou o terceiro mês seguido de alta.

Em termos regionais, o desempenho mensal positivo ocorreu em 20 dos 27 estados. A principal contribuição positiva veio do estado de São Paulo (0,7%), enquanto o desempenho negativo mais relevante veio do Rio de Janeiro (-2,4%).

Por fim, foi observado crescimento da receita nominal de 2,8% no acumulado em 12 meses. No mês de novembro registrou alta de 0,5%, de acordo com dados dessazonalizados.

Os dados de novembro revelam que a atividade do setor de serviços continua em recuperação, ainda que em marcha lenta. O resultado acumulado em 12 meses retornou ao campo positivo, sendo que tal movimento não ocorria desde junho de 2015.

Para 2019, espera-se que o indicador siga evoluindo, mas um desempenho mais robusto dependerá da melhora no mercado de trabalho e evolução nos demais setores da economia.