Volume de serviços registra variação de 0,1% em outubro

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços subiu 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). No acumulado em 12 meses houve queda de 0,2%. Em relação ao mesmo mês do ano passado o indicador avançou 1,5%. No acumulado no ano a atividade do setor também caiu 0,2% em relação ao ano anterior.

Nos resultados mensais com ajuste sazonal, duas das cinco atividades pesquisadas registraram variação positiva, destacando-se o grupo Outros serviços (5,5%), após apontar perda de 3,9% no mês anterior.

Em termos regionais, o desempenho mensal positivo ocorreu em 11 dos 27 estados. Os estados que mais contribuíram para o avanço no índice nacional foram Rio de Janeiro e São Paulo ao apresentarem estabilidade no período. Paraná (2,4%) e Rio Grande do Sul (1,7%) registraram as taxas positivas de maior destaque. Por outro lado, Bahia (-2,8%) representou a principal influência negativa para o mês.

Por fim, foi observado crescimento da receita nominal de 2,9% no acumulado em 12 meses. No mês de outubro o indicador permaneceu estável em relação a setembro (dados dessazonalizados).

Os dados de outubro mostram que a atividade do setor de serviços apresentou leve melhora após resultado negativo registrado em setembro, ainda que tímida e sem uma tendência clara de recuperação. No entanto, O desempenho lento dos demais setores, o alto desemprego e as incertezas sobre o andamento da economia apontam que o setor dificilmente apresentará crescimento robusto no resto do ano.

Posts relacionados

Grandes empresas devem investir mais em 2019

São as grandes empresas (51%) as que devem investir mais em seus próprios negócios em 2019, na comparação com 2018. A constatação é da Pesquisa Perspectiva Empresarial realizada pela Boa Vista, ao longo do 4º trimestre do ano passado, com mais de mil empresários, de todo o país. Porém é entre os microempresários que se…

Movimento do Comércio cai 0,5% em fevereiro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 0,5% em fevereiro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 1,3%. Já na variação contra fevereiro do ano anterior o varejo cresceu 3,8%….

O que levar em conta ao realizar uma compra à vista ou a prazo?

A maioria dos educadores financeiros afirma que pagar à vista uma compra é a melhor prática para quem deseja manter o controle de suas finanças, porque assim evita dívidas futuras. No entanto, essa decisão depende da análise de inúmeros fatores, por isso, para contribuir com a análise do consumidor no momento da sua tomada de…





Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços