Volume de serviços registra variação de 0,1% em outubro

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços subiu 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). No acumulado em 12 meses houve queda de 0,2%. Em relação ao mesmo mês do ano passado o indicador avançou 1,5%. No acumulado no ano a atividade do setor também caiu 0,2% em relação ao ano anterior.

Nos resultados mensais com ajuste sazonal, duas das cinco atividades pesquisadas registraram variação positiva, destacando-se o grupo Outros serviços (5,5%), após apontar perda de 3,9% no mês anterior.

Em termos regionais, o desempenho mensal positivo ocorreu em 11 dos 27 estados. Os estados que mais contribuíram para o avanço no índice nacional foram Rio de Janeiro e São Paulo ao apresentarem estabilidade no período. Paraná (2,4%) e Rio Grande do Sul (1,7%) registraram as taxas positivas de maior destaque. Por outro lado, Bahia (-2,8%) representou a principal influência negativa para o mês.

Por fim, foi observado crescimento da receita nominal de 2,9% no acumulado em 12 meses. No mês de outubro o indicador permaneceu estável em relação a setembro (dados dessazonalizados).

Os dados de outubro mostram que a atividade do setor de serviços apresentou leve melhora após resultado negativo registrado em setembro, ainda que tímida e sem uma tendência clara de recuperação. No entanto, O desempenho lento dos demais setores, o alto desemprego e as incertezas sobre o andamento da economia apontam que o setor dificilmente apresentará crescimento robusto no resto do ano.

Posts relacionados

Boa Vista: Recuperação de crédito fica estável em 2018

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou aumento de 2,8% em dezembro contra o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. No ano de 2018, o indicador fechou com queda de 0,1% em relação a 2017, mantendo-se…

Para BC, atividade econômica cresce 0,29% em novembro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) subiu 0,29% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,44%. Ao longo do ano o indicador acumulou crescimento de 1,38% ante o mesmo período de 2017. O resultado positivo do indicador…

Análise PMC: Black Friday impulsiona vendas de eletrodomésticos e varejo registra alta de 2,9% em novembro

Conforme já indicava a estimativa da Boa Vista – segundo a qual as vendas na semana da Black Friday teriam crescido 4,7% na comparação com o mesmo período de 2017 –, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro, divulgada hoje pelo IBGE, confirmou que a Black Friday ajudou a impulsionar as vendas do varejo…