Comitê reduz a taxa e sinaliza redução para a próxima reunião

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), referente à reunião dos dias 5 e 6 de dezembro, trouxe a decisão pelo corte de 0,5 p.p. na taxa de juros, caindo para o patamar de 7,00%. A decisão de flexibilização foi sustentada pelas expectativas do comitê de convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a política monetária, considerando os anos de 2018 e 2019. Segundo os membros do comitê a conjuntura prescreve uma política monetária de estímulo, com taxa de juros abaixo do nível estrutural.

Foi destacado na reunião a melhora observada nos indicadores econômicos divulgados ao público desde a última reunião, com melhora no emprego e tendência de retomada gradual da atividade. O comitê também ressaltou a importância das reformas e ajuste para a política monetária, sendo determinantes para a queda da taxa de juros estrutural.

Sobre a inflação, foram observados dois choques: o impacto inflacionário dos preços administrados, considerando a alteração recente nas bandeiras tarifárias de energia elétrica. No sentido contrário, o choque desinflacionário dos preços de alimentos, com perspectiva de redução de 5% nesse ano, fortemente puxada pela queda na alimentação em domicilio. Entretanto, o comitê compreende que a política monetária deverá seguir os mesmos princípios, sendo simétrica, independente de possíveis choques inflacionários ou desinflacionários.

O comitê reafirma a preferência em não sinalizar sobre decisões futuras, estando a política monetária condicionada pela evolução da atividade econômica, riscos e expectativas para inflação.

Mas a ata conclui com a consideração de que a continuidade da flexibilização na próxima reunião dependerá da permanência do cenário base considerado. Fica aí a expectativa de novos cortes para as próximas reuniões, porém em ritmo menor.