Pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, mostra que apenas 28% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras para presentear nesse Dia das Mães, marcado para o próximo domingo. O nível verificado nesse ano manteve o patamar registrado em 2020.

A diminuição de renda é a principal justificativa para esse comportamento, apontada por 34% dos entrevistados, além da necessidade de redução de gastos, mencionada por 24% deles. Entre os motivos relatados também estão endividamento, citado por 18% dos consumidores, desemprego (13%) e o costume de não fazer compras em datas como essa (11%).

“Os impactos da pandemia na economia brasileira e na confiança do consumidor se mantêm, e a pesquisa corrobora isso, principalmente ao observarmos os motivos para a baixa intenção de consumo nesse Dia das Mães, como queda na renda, necessidade de redução de gastos, endividamento e desemprego”, afirma Flavio Calife, economista da Boa Vista.

A pesquisa da Boa Vista mostra que 83% dos consumidores que pretendem presentear suas mães gastarão a mesma quantia ou menos neste ano, não ultrapassando a faixa de valor de R$ 200. O ticket médio pretendido será em torno de R$ 182,00. O valor é maior do que o verificado no Dia das Mães de 2020, cerca de dois meses do início da pandemia, quando o ticket médio para este tipo de consumo ficou em R$ 120,00.

Itens de uso pessoal, como vestuário, calçados, cosméticos e acessórios, ainda estão entre as categorias mais procuradas para presentear, sendo citados por 37% dos consumidores (um ano antes, estes produtos eram citados como os preferidos por 45%). Ainda assim, produtos eletrônicos e de informática, como TV, DVD e computador, ganham força na comparação com o verificado no ano passado, com 18% das menções de intenção de compra, enquanto em 2020, a categoria havia sido mencionada por apenas 1% dos entrevistados. Qualidade de marca e preço são os atributos mais considerados no momento de decisão do presente, sendo citados por 28% e 26%, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento, 93% dos consumidores acreditam que os gastos realizados em compras online aumentaram. Mesmo assim, 62% pretendem fazer as compras do Dia das Mães desse ano de forma presencial e 38% farão suas compras de forma online. Destes, 78% informam já terem este hábito, independente da pandemia.

Metodologia

A pesquisa da Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, realizadas entre 15 e 27 de abril, com consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista (www.consumidorpositivo.com.br), bem como consumidores do mercado em geral. Contou com a participação de aproximadamente 500 respondentes, considerando homens e mulheres representantes das diferentes classes sociais e regiões do país. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.