O Indicador de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo Brasil, avançou 4,7% em abril na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação acumulada em 12 meses, a queda do indicador desacelerou de 7,7% para 5,0%, uma vez que, na comparação com abril do ano passado foi observada alta de 24,6%. Vale a pena lembrar que no mês de abril do ano passado o impacto da pandemia foi grande: na ocasião, o varejo havia registrado queda de 17,1% na comparação interanual e de 18,1% no mês.

O resultado de abril está alinhado às expectativas de retomada das vendas no setor para o período, dado que neste mês as medidas de isolamento foram um pouco mais flexíveis. No ano, o indicador acumula queda de 8,5%, algo que também não surpreende, dado que, mesmo com o início do processo de imunização da população, alguns outros fatores ainda inibem uma retomada mais forte da atividade, tais como o desemprego e a inflação.

A melhora no indicador foi muito influenciada pelo fim das restrições mais severas, bem como pela retomada parcial da confiança nos indicadores de consumo. A tendência de desaceleração da queda na análise de longo prazo, por sinal, deve também ser observada no próximo mês, mas ainda influenciada pelo fraco efeito base. De todo modo, a manutenção dessa trajetória de desaceleração depende de um pouco mais de robustez nos principais indicadores da economia, dado que os efeitos anteriormente mencionados tendem a se dissipar rapidamente, assim como, os efeitos do auxílio emergencial mais tímido empregado a partir de abril.

A tabela abaixo contempla os valores mencionados.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-do-comercio/