+ Indicadores Boa Vista

Movimento do Comércio sobe 0,2% em janeiro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,2% em janeiro na comparação mensal com dados dessazonalizados, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 frente ao mesmo período do…

Percentual de cheques devolvidos permanece em 1,92% em janeiro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados [1] foi de 1,92% em janeiro 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,15 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados permaneceu estável em relação a dezembro, associado ao crescimento compensatório entre…

Estudos Econômicos

Artigo: Recuperação à vista no mercado de crédito PJ (*)

Flavio Calife e Mariana Carvalhaes Nos últimos meses, o cenário de crédito segue apresentando sinais que reforçam que a pior parte da crise econômica já ficou para trás. Considerando os diferentes segmentos, a melhora tem sido puxada especialmente pelas pessoas físicas, uma vez que os fundamentos econômicos apontam para um momento mais benigno para o…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…

Blog do Economista

Volume de serviços avança 1,0% na variação mensal e diminui queda no acumulado em 12 meses.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços avançou 1,0% em novembro contra o mês anterior (dados dessazonalizados). Na mesma linha do avanço na margem, a variação do acumulado em 12 meses também apresentou evolução em sua curva, passando de uma queda de 3,7% em outubro…

IPCA encerra o ano em 2,95%, o menor valor desde 1998

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA)[1] registrou 2,95% de aumento em 2017, conforme divulgado pelo IBGE nesta manhã, ficando 3,34 p.p. abaixo do nível observado em 2016. Em relação ao mês anterior, dezembro apresentou alta de 0,44%, 0,16 p.p. superior ao valor de novembro, ficando consideravelmente acima da expectativa do mercado, de…

Foco Boa Vista

Pirro revisitado

Por Yan Cattani Há cerca de 23 anos, deflagrou-se a primeira etapa do Plano Real, um dos principais responsáveis pelo período de estabilidade econômica e futura bonança em termos de consumo para os brasileiros. Denominado PAI, Plano de Ação Imediata, suas ações consistiam em uma série de ajustes de cunho fiscal, mas notavelmente em ações…

Calcanhar de Aquiles

Por Bruna Martins/Flávio Calife O comércio não anda bem há algum tempo e, a cada nova notícia, o sentimento que prevalece é de nostalgia dos anos áureos. Segundo o IBGE, em abril as vendas no varejo recuaram 6,1% no acumulado em 12 meses, e a queda é ainda mais intensa quando considerados apenas os meses…

Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços

TAGS