Edição de julho de 2015: Panorama do Varejo e Crédito – Boa Vista SCPC e FecomercioSP

Inadimplência ainda estável em 2015

A hipótese de pequena elevação da inadimplência até o final de 2015 ganha cada dia mais força, na medida em que os indicadores de atividade continuam em queda e o consumidor mantém o pé no freio até essa metade do ano. A piora no mercado de trabalho parece ainda não ter atingido o cenário da inadimplência, a não ser pelo recuo (ainda que pequeno) nos pagamentos das dívidas antigas.

Queda acentuada das vendas do varejo

Ante um cenário de inflação elevada, juros altos e deterioração acelerada do mercado de trabalho, os consumidores vêm se mostrando cada vez mais cautelosos em suas decisões de consumo, evitando novas dívidas e privilegiando a aquisição de bens e serviços indispensáveis. Esta conjuntura contribui para queda acelerada das vendas do varejo, especialmente de bens duráveis. Em maio, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o recuo das vendas de móveis, eletrodomésticos e veículos (e motos, partes e peças) ficou na casa de impressionantes 20%, em termos interanuais.

Veja a edição completa de julho de 2015 clicando aqui.

O “Panorama do varejo e crédito” é um boletim mensal e gratuito, fruto de uma parceria inédita entre a Boa Vista SCPC, empresa que oferece soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios, e a FecomercioSP, principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços.

O boletim tem como objetivo fazer uma análise sintética do mercado de crédito e varejo, contribuindo para o enriquecimento das análises utilizando exclusivamente indicadores desenvolvidos pelos parceiros.

 

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…