China mostra dados animadores para o mundo

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores  

Notícia animadora às vésperas do nosso Carnaval. A China mostrou um comércio exterior em plena recuperação no último janeiro: suas importações subiram 23% sobre o mesmo mês de 2012, enquanto as importações chinesas saltaram quase 29%, com reflexo positivo para países como o Brasil. Desde setembro, por exemplo, o preço de minério de ferro voltou a subir forte, quase 80%, após despencar ao longo de 2012. A bolsa de Shanghai, que tinha negócios em um nível semelhante ao pior ano da crise, 2009, reagiu desde dezembro com 23% de alta.

Várias explicações estão sendo buscadas para esta recuperação que pode determinar um 2013 muito melhor do que muitos analistas supõem (inclusive nós!). A comemoração do Ano Novo chinês, o Natal deles, pode ser um motivo do embalo. Outro é o fato estatístico de que a base de comparação com o fraco ano passado coloca os dados de hoje em uma posição de destaque. Mas o principal motivo do embalo é mesmo a explosão do crédito, que voltou a crescer com força total. O Banco Central chinês já avisou que suas atenções se voltam de novo para a inflação interna e o risco de bolhas de crédito.

Ed.122

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…