Copom mantém Selic em 7,25% ao ano

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Por decisão unânime o Banco Central manteve ontem a taxa básica de juros em 7,25% ao ano e indicou que não deve alterar essa taxa por “um período de tempo suficientemente prolongado” por entender que “é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear”.

Tudo indica que, depois de dez cortes seguidos, que acumularam uma redução de 5,25 pontos na taxa básica de juros desde agosto de 2011, o Banco Central entenda como “tempo suficiente prolongado” pelo menos o ano de 2013.  Em havendo alguma pressão sobre a inflação, antes de elevar os juros, o mais provável é que o BC utilize medidas macroprudenciais, já testadas no passado, de forma a conter o crédito e reduzir a disponibilidade de liquidez.

Ed.79

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas sobe 13,6% em 2017

Em 2017 o número de novas empresas cresceu 13,6% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Contudo, no 4º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 2,2% em relação ao 3° trimestre.                            …

Movimento do Comércio sobe 1,5% em 2017

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em 2017, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na comparação mensal com ajuste sazonal, foi observado crescimento de 1,1% em dezembro frente a novembro. Já na avaliação contra dezembro do ano anterior,…

Recuperação de crédito cai 0,4% em 2017

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 0,4% em 2017. Já na análise mensal, houve avanço de 7,1% na variação contra novembro, considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2016…