Dívida dos países da União Europeia sobe 5,5%

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Dados divulgados ontem pelo Escritório Estatístico da Comunidade Europeia (Eurostat) mostram que a dívida total da União Europeia chegou em 2012 a € 11 trilhões, o equivalente a 90,6% do PIB da região. Esse resultado é 5,5% superior ao registrado em 2011 e 10,7% a 2009. A Grécia tem o recorde de endividamento com 157% do PIB, seguido pela Itália (127%), Portugal (123%) e Irlanda (117%).  Ao todo, 14 países registraram dívidas acima dos 60% do PIB, número recomendado pelo tratado de Maastricht.  Por outro lado, o déficit público médio da União Europeia caiu de 4,4% em 2011 para 4% do PIB em 2012. A Espanha teve o déficit mais elevado do bloco com 10,6%, seguida pela Grécia com 10%. Apenas 7 países respeitaram as normas de Maastricht, registrando menos de 3% do PIB. Ponto fora da curva foi a Alemanha com superávit de 0,2% do PIB.

As estatísticas reforçam as críticas mais recentes à política de rigor fiscal. O próprio presidente da Comissão Europeia, José Barroso, afirmou ontem que a política de austeridade perseguida pela UE nos últimos anos não tem mais o apoio público necessário para dar certo. Na semana passada o FMI disse que o bloco deveria recuar na questão da austeridade. Muito do aumento desses déficits reflete em grande parte o custo de resgatar os bancos. A Espanha, por exemplo, excluídos os custos do resgate dos bancos reduziria seu déficit de 10,6% para 7% do PIB. Foi feito uma escolha global de se resgatar os bancos da crise financeira iniciada em 2008 pelos tesouros nacionais. A conta está chegando.

Ed.170

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…