Euro continua a se valorizar

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Ontem o dólar atingiu seu nível mais baixo em relação ao euro desde novembro de 2011, ao ser negociado a US$ 1,359. Hoje a moeda está sendo negociada a US$ 1,355. Ao longo das últimas três semanas, o euro se valorizou 4% em relação ao dólar.

Ao final da reunião de política monetária de ontem, o comunicado do Fed em que reafirma seu compromisso de compra de títulos, mantendo sua política de flexibilização monetária, leva o mercado a acreditar que o dólar ainda vai continuar a se desvalorizar no curto prazo. Essa valorização do euro não ajuda em nada a economia da região. Euro mais valorizado dificulta as exportações, tanto da Alemanha como das demais economias periféricas que necessitam de crescimento para acelerar seus ajustes.

Ed.116

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…